sábado, 15 de novembro de 2008

Probleminha 17

Fernanda: 7 bombons
Luciana: 5 bombons

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa tarde dia Ismael,

A resposta do PROBLEMA 17 está errada, pois se levarmos em consideração a conjugação do verbo "ter" conjugado na terceira pessoa do presente do indicativo (tem) antes da frase "sua irmã" tal verbo da forma que foi conjugado remete que Luciana tem uma quantidade x de bombons antes de ocorrer a ação de dar um bombom a sua irmã Fernanda.


Exemplo: Suponhamos que Fernanda e Luciana tem 5 e 3 bombons respectivamente; o verbo "ter" como conjugado na questão indica a quantidade de bombons que Luciana tem ANTES de realizar a ação de dar um bombom a sua irmã Fernanda, ou seja, o verbo "ter" como colocado na questão se refere ao MOMENTO em que Luciana tem 3 bombons.

Após completar a ação de dar um bombom a sua irmã, Fernanda ficará com 6 bombons e Luciana com 2 bombons. No entanto, a questão coloca que se Luciana der um bom a Fernanda, esta última ficará com o dobro de bombons que TEM sua irmã. Enfatizo então, que o verbo "ter" como conjugado se refere ao momento em que Luciana tem 3 bombons e não ao momento em que ela TERIA (futuro do pretérito) 2 bombons, caso desse um a sua irmã.


Esta questão caiu em um concurso de uma instituição de ensino superior do centro oeste. Entre as 5 alternativas de múltipla escolha, as duas alternativas abaixo estavam presentes no concurso:

A) Fernanda 5 e Luciana 3 bombons

E) Fernanda 7 e Luciana 5 bombons


Considerando a conjugação do verbo "ter" como expus acima, optei por marcar a alternativa A.